Monday, May 25, 2009

Alander vc macramé, 10 perguntas


1- Seu nome é bem original. Tem algum significado ?
Não. Foi maior viagem dos meus pais e o nome da minha irmã é ao contrário do meu Rednala!

2- Arte e alander. Fala dessa parceria.
Sou apaixonado por qualquer tipo de expressão artística. Apesar de amar arte, não faz muito tempo que atuo nessa área. É tudo muito novo pra mim e estou no meu melhor momento, pois estou sabendo canalizar cada aspiração, que me é concedida, da melhor maneira possível através da arte.

3- Muita gente acha que sabe oque é macramè. Sua relação e a verdadeira história do macramè.
O Macramé é uma técnica milenar de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta, é uma forma de tecelagem manual.
Trabalhando com os dedos os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos e infinitas formas decorativas. Macramé significa nó. Há versões que dizem que a palavra vem do árabe, outras do turco, outras ainda do francês. Mais provável é a origem do árabe, migramah , que significa franja ornamental. Com a conquista da Península Ibérica, a técnica foi introduzida na Espanha e depois por toda a Europa. É uma arte que se originou na pré-história quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos.
Aprendi a fazer o macramé em um lugar chamado Barra do Sana.
Lá conheci três amigos uruguaios, que tinham vindo de bicicleta do Uruguai! Não acreditei achei muito louco!
Pedi a um deles que me ensinasse, e logo me falou: “ Se eu não te ensinar, não valeu de nada o que aprendi até aqui. Conhecimento não é pra ficar guardado" nunca mais esqueci deles, nem dessa frase.
Hoje em dia é meu trabalho, é mole!? A VIDA É FASCINANTE!Fiz faculdade de moda, cursos da área têxtil e ourivesaria, então o que faço hoje é um mix destes conhecimentos, que tento aplicá-los de diversas formas. Na moda, em jóias, em acessórios, intervenções e em arte pela arte.



4- Raizes
Sou carioca da gema nascido no Estácio, morei na Vila-Vintém, Padre Miguel, uma comunidade muito conhecida pelo samba.
A vida em uma comunidade não é fácil... A informação nunca chega até lá, é um outro universo.
Passei a minha infância inteira interagindo com todas atividades possíveis dentro da comunidade. Existiam diversas brincadeiras que com o passar do tempo foram se extinguindo, e culturalmente, foi dando lugar a violência e a criminalidade.
Os tempos mudaram muitos amigos se foram e no meio de toda essa loucura dos tempos modernos tudo piorou!
Ter morado em uma favela foi ótimo. Lá aprendi todos meus valores e conceitos, aprendi a viver em uma comunidade. Foi lá que tive que aprender a grande sagacidade da vida. Ser feliz e ajudar o próximo.

5- Trilha sonora perfeita.
Se for reggae a trilha sonora sempre será perfeita! É o ritmo do meu coração! Burning Spear, Midnite, entre outros monstros.... Mas curto infinitos gêneros musicais...

6- Rio de Janeiro e moda.
Rio de Janeiro é o lugar! Cidade maravilhosa! Cenário de inspiração para qualquer artista...
Mas em relação a moda, gostaria de ver uma marca que tivesse identidade própria e não se inspirasse em outras marcas... Acho isso ridículo, não agüento mais as mesmas coisas sempre, isso é muito cansativo...
É um mercado muito restrito e você depende muito dos formadores de opinião, que são sempre os mesmos desde que nasci. Se continuarmos dependendo deles não vamos chegar a lugar algum, pois não nos é dado oportunidade na área de trabalho. Se não temos chance, como vamos mostrar nosso trabalho e o que realmente sabemos fazer?
Espero que um dia isso mude, pois me formei em 2001 e só entrei no circuito no começo do ano. Quase 10 anos de luta contra sobrenomes!
Não faço o que está na moda, o que é moda não me interessa, procuro apenas fazer meu trabalho, se interessa a moda, bom, senão, melhor ainda! Não estou nem ai para a moda. Meu público alvo não é esse! Não pessoas superficiais... Sim gente com cultura, que gosta de arte, da vida urbana, da natureza, de coisas originais e diferentes...Minhas referências eu encontro nas ruas, na natureza, e em algumas pessoas... Não quero me poluir com informações da moda. Gosto de ditar tendências esse é o grande barato da moda! Meu projeto final da faculdade em 2001 já era uma coleção masculina totalmente com fibras orgânicas e ecologicamente corretas, com uso de Rami, fibras da banana e do abacaxi! Além do algodão orgânico, linho e Hemp (cânhamo). E hoje em dia isso é a moda né...?!



7- Religião, crenças.
Sou batizado no catolicismo, mas não sigo essa hipocrisia que é a igreja católica, na época da inquisição mataram mais que os nazistas! Fogo no Vaticano!
Acredito em Deus. Ele é o cara. Devemos amar ao próximo como à nós mesmos.
A vida é espiritual se todos nos unirmos acabaremos com todo o mal.


8- Underground, o que é.
Uma cultura que designa de um comportamento que foge dos padrões comerciais, dos modismos, e da mídia...Foge do sistema... Cultura contra a cultura! Isso é underground porra!

9- Sabemos que vc passa pela Lagoa todos os dias, de rolé no seu sk8. Oque vc vê ali que te chama a atenção sempre, positivamente e negativamente.
Positivamente é um cenário maravilhoso, quase indescritível! Me emociono muito todo os dias, por poder passar por ali, estar em contato com essa natureza no meio do centro urbano é uma sensação única.
É uma pena nem todo mundo ter a oportunidade de desfrutar dessa maravilha, pois a desigualdade cultural, social etcccc está aí e é um fato. Poucos com muito e muitos com pouco. Esse é o nosso Brasil sem vergonha! Uma natureza incrível no meio de um centro urbano, mas de contrastes ssustadores...Poluição absurda, peixes mortos, bolas, raquetes, garrafas, letreiros, esgotos...Isso por que é no berço da burguesia...


10- Para finalizar, fala oq quiser.
Quero poder agradecer a oportunidade de expor minhas idéias bem resumidamente e dizer para todos: SOMOS O QUE QUISERMOS SER. SÓ DEPENDE DE NÓS MESMOS, DE MAIS NINGUÉM. A FORÇA ESTÁ EM NÓS.
VALEU PEDRO E VALEU MARQUITO!!!



Para conhecer mais sobre o seu trabalho só chegar no blog dele...
http://www.alanderespecie.blogspot.com/