Wednesday, November 23, 2011

MOF #domingo








A história do Meeting of Favela se confunde com a da Posse471, grupo de grafiteiros remanescentes da Baixada Fluminense, o projeto começou no ano de 2006, com o objetivo comum de interação entre os precursores locais. A idéia era organizar um mutirão dos mutirões Surgiu então o Meeting Of Favela, que na 1ª Edição contou com a presença de mais de 50 grafiteiros na comunidade da Vila Operária em Duque de Caxias - RJ. Com muita perseverança e tinta nas mochilas, eles vieram de alguns lugares do Rio de Janeiro e dos Estados de São Paulo e da Bahia.

Em 2007, nasceu a proposta de tornar-se um circuito anual, o então chamado MOF, foi ampliado com a inclusão de, shows e ações sócias. Os idealizadores recepcionaram mais de 200 grafiteiros de várias cidades do país e representantes internacionais: Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Brasília, Nova Iorque e Montreal, além da massa carioca.

Em 2008, o número aumentou para mais de 300 artistas. Basicamente ocupou-se a mesma estrutura do ano anterior. Surgiram algumas importantes parcerias para ajudar nesta expansão surpreendente, mas grande parte do apoio continua voluntário. Ao longo deste período, algo que não deve ser negado é a constatação óbvia do fortalecimento deste movimento de expressão artística e humana.