Wednesday, December 12, 2012

Flavio Samelo: FORMA

After 7 anos Homegrown, sábado 15 de dezembro, 2012 na nossa galeria a partir das 18 horas. Abertura da expo FORMA, com Flávio Samelo.
Release da expo:

O fotógrafo Flavio Samelo expõe fotos que fez ao redor do mundo seguindo a estética da fotografia moderna brasileira

"O artista paulista Flavio Samelo inagura na shop/galeria de arte HOMEGROWN, no dia 15, sábado, a exposição “Forma”, que traz 14 fotos feitas ao redor do mundo em lugares como São Paulo, Montevideo, Nova Iorque, Seattle e Buenos Aires, entre outros, seguindo a Estética da Fotografia Moderna Brasileira. São apenas 3 impressões de cada foto, que se baseiam em pesquisa sobre os fotógraf

os brasileiros dos anos 50.
“A pesquisa que fiz não é algo acadêmico, é pessoal e estético, pois me identifiquei muito com a postura dos fotógrafos brasileiros da década de 50. Eles produziam fotografias de diversas formas e sem muitas pretensões. Muitas dessas imagens eram experimentos usando projetores, nem tinham fotogramas. Minha ideia é dar continuidade a essa produção nacional que é muito relevante esteticamente. Evidente que não quero fazer a mesma coisa que fizeram. Quero dar continuidade à estética deles, no mundo atual. Usando câmeras de plástico, digitais, instagram e o que mais aparecer” explica Flavio Samelo.
Serão 14 fotos com apenas 3 tiragens cada, no tamanho 60cm x 40cm.
Release Samelo
Desde 1992, Flavio Samelo anda pelas ruas de São Paulo fotografando skatistas. Depois de se formar Comunicólogo e trabalhar como Diretor de Arte, Fotógrafo, Redator e Ilustrador para revistas de skate brasileiras e internacionais, além de colaborar com revistas de outros assuntos, como Revista da MTV, Folha de São Paulo, Rolling Stone, Adbusters, entre outras, Samelo decidiu voltar aos estudos de arte e cursou uma pós graduação em História da Arte. Lá descobriu os artistas concretos paulistas da década de 50, suas pesquisas e estudos sobre fotografia, forma e cores.
Foi um novo começo para uma nova produção. A partir de então os trabalhos começaram a ter cada vez mais uma busca por um resultado plástico e gráfico que une as fotografias urbanas com as teorias e a pesquisa visual sobre a arte concreta."