Friday, January 25, 2013

Onio

Com curadoria de Rebeca Dues acontece nesta quinta (31 de janeiro), na Homegrown a exposição Tropicaos, produzida por um dos principais expoentes do Graffiti e da arte urbana no Brasil, Onio. 

Na ocasião, o artista, que expõe na 2º Bienal Internacional de Grafite Fine Art em São Paulo apenas uma semana antes, apresenta uma série de desenhos exclusivos feitas em guache, acrílica e nanquim sobre papel, além de gravuras em silkscreen/fineart e um fanzine produzido na cidade durante sua estadia. As obras terão diferentes formatos, que variam de 30x40 a 50x70cms /A5/A3. Em uma nova fase de experimentação, Onio está criando desenhos com forte influencia e estética de quadrinhos e ficção científica, onde narrativas abstratas se misturam ao seu maquinário impossível. Será a primeira exposição individual do artista no Rio e a parceria com a loja se consolida ao cruzar os universos urbanos da moda e da arte, no mesmo espaço.
Onio nasceu em Brasília e atualmente mora em São Paulo. As intervenções e experiências na cidade como grafiteiro (que segue a tradição de escrever seu nome na parede com spray) são destiladas em sua pintura no atelier realizada com pincel sobre tela, em outro ritmo e densidade. Para o artista, são dois campos de atuação distintos, mas definitivamente complementares. As tubulações orgânicas, aglomerações urbanas e maquinários impossíveis que compõem o emaranhado gráfico de sua obra, são originados de um processo de pintura ou desenho obsessivo que o artista costuma chamar de “infinitografia”.

Em suas obras, Onio explora uma grande variedade de cores para preencher contornos abstratos ou figurativos, lidando principalmente com a iconografia inocente do graffiti que foi “pasteurizada” pela indústria do entretenimento nos anos 80 e 90, buscando cada vez mais um estilo solido e original. Atualmente é representado pela galeria Logo.


http://oniolands.tumblr.com/

Serviço:
Exposição: Tropicaos– por Onio
Data: 31/01/13 (quinta) ao dia 20/02/13
Horário: Abertura - 18h às 22h / Visitação – 10h às 20h, segunda a sexta , 12h às 18h aos sábados
Endereço: Rua Maria Quitéria 68 sobreloja Ipanema/Rj - 2513-2160

Assessoria de Imprensa: Julia Ryff – juliaryff@gmail.com – 9328 4771